CLIPHI discute representação social dos professores no Facebook
- hiperged
- Aug 10, 2014
- 1 min read
Na última sexta (8/8), o Círculo Linguístico de Palestras do Hiperged (CLIPHI) retomou suas atividades com a conferência A representação social do professor no Facebook: relações entre o lúdico e o ideológico, apresentada pelo professor Dr. Messias Dieb (Faced/UFC - foto acima).
Tomando como corpus postagens feitas por fanpages que têm a profissão de professor como tema, a pesquisa voltou-se para as representações sociais dos docentes propagadas nesse espaço e analisou como o discurso lúdico é empregado como elemento atenuante das ideologias ali veiculadas.
Para tanto, o estudo utilizou-se de uma base teórica em que figuram os estudos de representações sociais de autores como Denise Jodelet e Jean-Claude Abric.
Entre outras coisas, os resultados apontaram para a predominância de representações negativas feitas sobre a profissão docente, tais como 'o professor ganha pouco', 'o professor precisa trabalhar muito' e 'o professor é oprimido'. ‘A representação social é construída por um grupo que existe independente da rede, ficando a seu encargo apenas a veiculação e consequente propagação desse objeto’, afirmou Dieb.
A apresentação contou ainda com a presença das duas bolsistas envolvidas na pesquisa, Gabriela e Jamilley, graduandas em Pedagogia na UFC e orientandas do professor Dieb. As pesquisadoras falaram ao grupo sobre como foi organizada e executada a pesquisa, revelando nuances interessantes, como a predominância de compartilhamentos em detrimento de curtidas das postagens analisadas.
Desdobramentos desse trabalho poderão ser vistos em novembro, quando será apresentado nos Encontros Universitários 2014.

Comentarios