top of page

PROJETOS DE PESQUISA

​REGE - Reelaborações de gêneros em redes sociais (etapa III)

Partindo dos resultados a que chegamos na segunda fase do projeto, julgamos ser de relevo para o amadurecimento de nossa pesquisa nos perguntarmos agora: Como os perfis voltados para um determinado público e perfis pessoais, comparativamente, utilizam-se de escolhas hipermodais de construção de significados e de escolhas genéricas na criação de um Self social? Esta pergunta norteadora nos permitirá analisar as táticas discursivas de construção e manutenção do Self através das três estratégias de construção de significados trazida na segunda fase da pesquisa a partir da teoria da hipermodalidade de Lemke (2002).

AMEA - Aspectos multimodais da escrita acadêmica (etapa II)

As questões norteadoras deste projeto de pesquisa são: 1) Que tipos de significados podem ser construídos através da combinação de signos verbais, visuais e de outros sistemas semióticos nos textos acadêmicos?; 2) Como os estudantes se percebem nesse processo de construção de significados? Essas questões são feitas com o objetivo geral de analisar os aspectos multimodais na escrita acadêmica de estudantes de graduação, considerando os processos de construção de significados e sua percepção desse processo. 

LETRAS - Letramentos Acadêmicos (etapa I)

O projeto Letramentos Acadêmicos (LETRAS) tem o interesse de por em destaque os aspectos ocultos dos letramentos acadêmicos de estudantes do Curso de Letras da UFC vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Para isso, o objetivo geral é o de analisar a inserção desses estudantes nas práticas de letramentos acadêmicos exigidas pela iniciação científica nessa área, considerando o modo como eles lidam com as relações de poder que enfrentam, a apropriação de saberes relativos à produção dos gêneros acadêmicos e os significados que eles atribuem a essa experiência. A base teórica advém da perspectiva dos New Literacy Studies concebida nos estudos de Street (1984; 1988) e colaboradores, além da própria noção de academic literacies de Lea; Street (2006) e aspectos escondidos (Street, 2010) e/ou ocultos dos letramentos acadêmicos de Corrêa (2011), Komesu (2012) e Komesu; Gambarato (2013). A metodologia será de base qualitativa com contornos etnográficos e mobilizará como técnica de geração de dados a criação de um grupo de discussão no Facebook, entrevistas semiestruturadas e coleta de gêneros produzidos pelos bolsistas.

TERMIREDES - Terminologia das Redes Sociais no Brasil

O projeto TERMIREDES – Terminologia das Redes Sociais no Brasil é uma pesquisa terminológica cuja finalidade é a de levantar dados que nos permitam discutir sobre as características constitutivas do léxico das redes sociais digitais, especificamente do gênero textual tutorial, o qual visa à instrumentalização de todo indivíduo envolvido em uma atividade que requeira determinada prática para operacionalizar uma ferramenta informatizada (SANTIAGO, 2013). Em função disso, constituem-se como questões de partida de nosso projeto: quais as características essenciais e periféricas do gênero tutorial de redes sociais?; de que forma a interferência de outras áreas de conhecimento, como a Informática, influencia na formação da terminologia presente nesse gênero? O desenvolvimento desta proposição investigativafundamenta-se no postulado de Krieger (2004), para quem a análise terminológica de uma determinada área compreende dois resultados extremante significativos, a saber, uma contribuição teórica sobre o modo de constituição dos léxicos especializados e um valor metodológico que oriente o reconhecimento da terminologia de áreas especializadas ou domínios temáticos que ainda não contam com uma sistematização no português do Brasil. Metodologicamente, a identificação dos modos de representação conceitual e denominativo do gênero textual considerado consiste em procedimentos de coleta e seleção dos termos voltados paraidentificação dos termos básicos empregados nos tutoriais para sua posterior análise linguística em relação a características estruturais.

Pós-graduações em desenvolvimento

Andreia Turolo da Silva (doutorado)

Affordances e consciência linguística na aprendizagem de inglês como língua estrangeira no ensino online. Início: 2012

 

Bruno Diego de Resende Castro (doutorado)

Propósito comunicativo em artigo científico produzido por graduandos e egressos. Início: 2014

 

Emanoel Barbosa de Sousa (doutorado)

Carnavalização e notícia satírica em redes sociais. Início: 2014

 

Erasmo de Oliveira Freitas (doutorado)

A construção de um conceito e de uma metodologia de análise para o estudo de homepages institucionais. Início: 2013

Apoio à pesquisa: Funcap

 

Márcio Sales Santiago (pós-doutorado)

Início: 2013

 

Pauline Barreto Teixeira (mestrado)

Multimodalidade no material didático do Ensino de Espanhol na modalidade EaD. Início: 2013

Apoio à pesquisa: Capes

 

Rafael Rodrigues da Costa (doutorado)

Práticas responsivas de atribuição de valor em arranjos sócio-semióticos de sites de redes sociais e portais de notícias. Início: 2011 

 

Sayonara Melo Costa (doutorado)

Self nas redes sociais: tensão entre o individual e o coletivo nas representações online de si. Início: 2013

Apoio à pesquisa: Capes

 

Vicente de Lima Neto (doutorado)

What's on your mind? Por um estudo da emergência de gêneros no Facebook. Início: 2010

Apoio à pesquisa: CNPq

 

PRÓXIMA REUNIÃO

23 DE JUNHO DE 2016 (QUINTA-FEIRA)

18 HORAS

SALA 3 DO PPGL - CENTRO DE HUMANIDADES ÁREA 1

 

ENDEREÇO

Departamento de Letras Vernáculas

Centro de Humanidades - Campus Benfica

Universidade Federal do Ceará

CEP 60020-181

Fortaleza - Ceará - Brasil

  • Twitter Square
  • facebook-square

ONDE NOS ENCONTRAR

© 2016 por Grupo de Pesquisa Hiperged. Criado com Wix.com. Concepção e desenvolvimento: Rafael Costa

bottom of page