Conceito de letramento hipertextual é discutido em encontro do CLIPHI
- hiperged
- May 23, 2014
- 1 min read
A professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) Regina Cláudia Pinheiro (foto) ministrou, nesta sexta-feira (23), a quinta palestra do projeto CLIPHI. Regina apresentou no encontro o percurso de sua tese de doutorado, defendida em 2013. Com o título “Letramento hipertextual: entrelaçamentos de práticas demandadas na elaboração de material didático para o ensino online”, a conferência apresentou uma nova definição de letramento hipertextual em função das novas demandas trazidas pela atualização tecnológica, sobretudo pela web 2.0.
Na apresentação, Regina explicou que a noção original de letramento hipertextual, cunhado por David Bolter em 1998, carecia de maior explicitação conceitual, além de não contemplar as práticas e letramentos de hoje.
A questão de partida da pesquisa foi: “Como definir os letramentos praticados pelos sujeitos ao interagir através de hipertextos?” A autora chegou a um conceito de letramento que consiste numa amálgama de diversos outros letramentos que se entrelaçam para a compreensão ou produção de sentidos em interações mediadas por hipertextos.
Regina trabalhou, em sua tese, com um estudo de caso instrumental em que foram considerados, além da revisão de literatura do campo, uma incursão no ambiente de produção de material para o ensino online realizado no Instituto UFC Virtual. A professora se utilizou de entrevistas, protocolos verbais, acompanhamento de elaboração de disciplinas, observação da transição didática e análise do material elaborado. A investigação identificou diversos tipos de letramentos em uso pelos informantes da pesquisa na concepção do material.
Comments