Futebol, construções identitárias e Instagram em foco no CLIPHI
- hiperged
- May 12, 2014
- 1 min read
Na última sexta-feira (09/05), o CLIPHI deu continuidade ao debate acerca da construção de identidades em sites de redes sociais. Na ocasião, foi a vez dos doutorandos Rafael Costa e Sayonara Costa (foto) apresentarem suas reflexões sobre a construção do self em perfis de jogadores de futebol do Brasil por meio de imagens postadas no Instagram.
Os pesquisadores iniciaram a noite contextualizando a pesquisa com uma breve reflexão sobre percurso histórico e papel social do futebol na construção da identidade do brasileiro. Em seguida, retomaram as formulações de Goffman acerca das representações do self na vida cotidiana (já debatidas no encontro anterior) para, na sequência, convocarem a visada de Ferraz (2013) e sua concepção de pele como espaço de problematização das afetividades.
À luz desse construto teórico e tomando como corpus as postagens do jogador Neymar, os doutorandos analisaram a representação que o jogador, enquanto usuário do Instagram, faz de si mesmo, ao compreender seu status de celebridade e legitimá-lo por meio do distanciamento que mantém em relação ao público em geral.
O trabalho completo poderá ser lido em breve.
Comments